COMPONENTES DO SISTEMA ESTRUTURAL PORTIFORT.
Madres.
Perfis de chapa galvanizada com secção em “C ou Z” que formam um trame sobre o qual se monta a cobertura.
A restante estrutura é fixa por parafusos calibrados.
Portico.
Conjunto de perfis-pilares e vigas de cobertura que constroem a estrutura e o suporte. A montagem das chapas que constituem as abas e alma de cada perfil por processo SAW de Añuri soldam de forma simultania, evitando tensões de soldadura habituais nos sistemas de pré-armado tradicionais. .
Hastial.
Conjunto formado por pilar e viga que forma a estrutura frontal do edificio. Os pilares assim absorvem a acção do vento, encastrados na base e articulados na cabeça, apoiando na viga de cobertura para reduzir 2 pórticos.·
Contraventamentos.
Elemento estrutural que se distribui por a cobertura e fachada para transmitir as fundações as componentes horizontais das cargas do edifício (incluindo os perfis de suporte que são distribuídos na parte superior dos pilares). .
Entradas de luz.
Ocupa 10-15% da cobertura e é colocado em tiras longitudinais (paralelas a cumeeira) para coberturas de fibro-cimento, ou transversais (perpendiculares a cumeeira) para as restantes tipos de materiais existentes de cobertura.
Caleiros.
Recolhe a agua da cobertura e conduz-a para uma saida, com um pendente de 5%. Possui uma capacidade de evacuação que supera as condições mais desfavoraveis.
Isolamento térmico.
Manta de fibra de vidro o lá de rocha colocada por baixo da cobertura, sobre a rede de suporte e as madres, que assim evita as condensações no interior do edificio.
Tecto Falso.
Chapa de aluminio de 0,3mm alternado com placas translucidas nas zonas de entrada de luz e agrafada a uma sub-estrutura de madeira fixas a madres da cobertura. Evita assim os aspecto quadriculado das gias de tecto falso e elemina a corrosão por humidade originada por contacto ferro-aluminio.